Essa é uma pergunta que deveria estar na cabeça de todos nós. E muitos que a fazem, decidem deixar para depois ou buscar seu gerente de banco em busca de uma resposta.
Pois bem, assim como finanças pessoais é um assunto que já faz parte do currículo de muitas escolas, e que é uma tema que deve ser de domínio de todos, investir é uma atividade que faz parte de quem se interessa por finanças pessoais.
Mas para quê se preocupar com isso agora? Pense no seguinte: seus avós, quando se aposentavam, ainda podiam ficar em casa, acompanhando os filhos, aproveitando mais a vida, viajando, etc. Certo? E seus pais? Já não foi mais assim, né? E por quê você acha que para você vai ser melhor?
Sim, o mundo mudou. E continua a mudar. O mercado de trabalho está mudando. O conceito de aposentadoria está mudando. E você não vai mudar? Ou vai deixar para se preocupar com esse assunto quando não não for mais possível reverter sua situação?
Talvez uma das “vantagens” de sermos um País atrasado em relação aos EUA e Europa é que se quisermos ver o que está por vir, basta olhar para eles hoje. 60% dos americanos possuem investimento em bolsa de valores, muitos começaram ainda bebês pelos seus pais e alcançaram liberdade financeira na faixa dos 30 anos. Na Europa, a com juros negativos em alguns países, quem se planejou para se aposentar acumulando suas reservas em renda-fixa acabou acumulando bem menos do que tinha planejado. Ou pior, muito menos do que seu gerente de banco prometeu, mas que embolsou sua comissão com a venda de algum produto bancário.
A única forma de melhor nos prepararmos para esse futuro é assumindo o controle dele. Isso significa se interessar por investimentos. Claro que a renda fixa ainda tem importância, mas mais como forma de ter uma reserva financeira para situações de emergência do que como forma de acúmulo para o longo prazo. Pensa bem: se o Brasil der certo, nossos juros serão baixíssimos, senão negativos. Se der errado, nossos juros serão altíssimos, mas a inflação também. Ou seja, em qualquer desses cenários, renda fixa será voltada para reserva de capital. Sim, muitos vão te dizer que ganharam muito no passado com a poupança, mas será que ganharam mesmo? A sensação de ter seu dinheiro aplicado e aumentando não significa dizer que você está ganhando da inflação.
Pois é com esses argumentos que chamamos a atenção para você que investimentos de renda variável, apesar de ser “variável”, são a melhor forma de se buscar algo diferenciado, e justamente por ser “variável”. Saiba apenas que existe risco, mas será que a poupança ou títulos públicos não têm risco? Já ouviu falar de “risco de inflação”?
Na renda variável estão instrumentos tais como fundos imobiliários, ações e derivativos. Nossa, deve ser difícil investir nessas coisas, com nomes complexos. Ainda mais para quem for da área de humanas. Pois bem, saiba que não é bem assim. Cada vez mais pessoas se interessam por esse tema. No início vale buscar uma orientação profissional, de um assessor de investimentos (seu gerente de banco não é um, tá?). Mas recomendamos fortemente que procure aprender sobre esse assunto. Sua liberdade financeira pode ser alcançada bem antes do que imagina com renda variável, sendo que você ao saber que é variável, siga algumas premissas de gestão de risco faça seus estudos. E sim, nós que escrevemos esse texto, estamos falando por experiência própria.
Entende-se classicamente por investimento como sendo a prática de comprar (ou investir) seu capital em algum produto financeiro, tal como ações, e esperar. Mas você sabia que a boa prática da gestão de risco indica que é melhor fazer investimentos (ou aportes) periódicos do que apenas faze rum grande aporte inicial e aguardar? Isso porque a variação dos preços dos ativos é diária, e ela tende a ter menos efeito no seu patrimônio se você fizer aportes periódicos.
E o que o trading tem a ver com isso? Vemos o trading como uma forma de investimento, em que você usa seu próprio capital para buscar uma rentabilidade diferenciada. Logo, você assume mais ativamente controle sobre isso. Quer seja como day trading, swing trading ou position trading, você escolhe a modalidade conforme sua disponibilidade. Ou seja, o trading precisa se ajustar ao seu estilo de vida, e não o contrário.
E na nossa visão, quem investe em renda variável está também fazendo trading de posição. A ideia de investir passivamente, comprando ações de boas empresas pensando no longo prazo não pode ser levada ao pé da letra. Será que alguém, com sã consciência, não sairia de um investimento em uma determinada empresa se visse que ela está tendo dificuldades? Que não tem mais lucro? Nos parece pouco sensato. E se ainda assim o fizer, acreditando que a diversificação é a chave para lidar com perdas localizadas, ainda assim vai estra perdendo.
E em épocas de queda dos preços, como a atual no meio de um surto de coronavírus, o que fazer? Se você é investidor de posição, e percebe que o que está ocorrendo hoje não deve afetar seu investimento no longo prazo, então pode ser o momento de investir um pouco mais, aproveitando os descontos. Ou pode achar melhor esperar, para ver o que vai acontecer, se você se sentir melhor com isso. Já o trader está aproveitando o momento e surfando na direção do movimento de baixa, já que ele pode operar vendido, desde que tome as devidas precauções. Ou ainda, usando derivativos em tradings não direcionais. Saiba que muita gente ganha bastante em períodos como esse. E você vai querer ficar de fora?
Esse post foi pensado para servir de motivação. Não deixe para depois. Apenas comece! Comece aprendendo um pouco, buscando se informar. Saiba que em alguns anos você pode ser arrepender de não ter começado antes. Tem muito material gratuito na internet. Não esqueça que nem tudo que é gratuito tem valor. Logo, talvez precise investir um pouco em conhecimento, adquirindo livros, participando de eventos e seminários ou fazendo cursos. Mas comece, simplesmente comece!
Nós da Advise Mentoria Financeira, por meio de nossas redes sociais no Instagram (@amfmentoria) e YouTube, disponibilizamos material gratuito sobre o tema de trading. Se tiver interesse, visite nossa página de cursos. Pode haver uma turma aberta nesse momento. O investimento em conhecimento sempre retorna, dependendo apenas de você como vai aproveitar ele.